Senado lança campanha sobre importância do voto.

por Daylton Correia última modificação 19/06/2015 11h57

A Secretaria Especial de Comunicação Social (SECS) do Senado Federal lançou, no último dia 19, a campanha de conscientização "Seu voto faz o Congresso Nacional". A Campanha tem um filme publicitário, uma vinheta de rádio, impressos e um site especial .

O secretário de Jornalismo da SECS, Davi Emerich, afirmou se tratar de uma campanha inédita, que visa valorizar o voto para deputados federais e senadores. Segundo Emerich, a campanha guarda relação com o planejamento estratégico estabelecido recentemente pela SECS, que definiu como missão da secretaria a Comunicação para a Cidadania. Para o diretor, as peças da campanha estimulam "a consciência cívica acima dos interesses pessoais".

Responsável pela campanha, a diretora da Secretaria de Projetos Especiais (Supres), Elga Mara Teixeira Lopes, enfatizou o didatismo do material apresentado nesta quinta. Ela destacou um o slogan "Você decide quem faz as leis do Brasil". A diretora afirmou que, na eleição de 2006, os votos nulos e brancos para senador atingiram 19,3%, enquanto a média de votos inválidos para os outros cargos foi de 11%.

De acordo com Elga Lopes, a campanha foi totalmente produzida por servidores do Senado Federal, sem contratação externa de agência de publicidade. A produção foi feita pela TV Senado, pela Rádio Senado e pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP). A execução das ações não acarretou custos adicionais para a instituição.

Paulo Ricardo Meira, Coordenador Geral da campanha, destaca a chancela dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o registro de protocolo da campanha em 3 de agosto de 2010, cuja análise e despacho favorável ocorreu em 12 de agosto. No processo 210240.2010.600.0000, o TSE reconheceu em despacho que “a educação e a orientação para a cidadania são tarefas inescusáveis. [...] Ademais, a referida campanha irá reforçar aquelas em veiculação, promovidas por esta Justiça, na nobre tarefa de educar e orientar o cidadão para o voto consciente.”

A diretora disse ainda que a campanha foi precedida de estudos sobre campanhas de valorização do voto em outros países, como Espanha, Estados Unidos e França. O filme publicitário está sendo divulgado pela TV Senado e pela TV Câmara, e há negociações para a divulgação também em emissores de televisão públicas e privadas.

Todo o material pode ser obtido no hot site www.senado.gov.br/seuvotofazocongresso e divulgado sem custos, por adesão voluntária de entidades e veículos de comunicação.

Texto retirado do site da interlegis.